SITE X FACEBOOK

agência de marketing digital
AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL: COMO ESCOLHER?
janeiro 2, 2018

Uma dúvida muito comum que meus clientes e potenciais clientes enfrentam hoje é: por que ter um site (ou alimentar meu site atual) se eu já tenho uma página no facebook? E isso é extremamente preocupante, uma vez que muitas empresas estão decidindo ter apenas uma página no facebook ao invés de ter um site completo. Abaixo eu explico o porque isso é tão preocupante.

 

Site x Facebook #1

Apesar do facebook ser um grande aliado nas estratégias de marketing digital, ele não deve ser considerado como a única forma de se comunicar com seu público. Em outras palavras, uma ferramenta não substitui a outra. Ter uma página no facebook, não exclui a necessidade de ter um site.

De fato, o facebook é responsável por mostrar sua empresa para um número maior de pessoas. Porém, é através do site que você transmite toda a credibilidade e confiança para o seu consumidor. Afinal de contas, toda e qualquer empresa cria uma página no facebook em 5 minutos, mas quantas possuem um site bem estruturado e que gera resultado?

Numa linha final, pense na seguinte possibilidade: suponha que você precisa de um produto ou serviço e não conhece ninguém que possa indicar uma empresa de confiança para você. O que você faz? Provavelmente vai para internet pesquisar sobre o produto ou serviço em questão, certo? Nesse cenário, em qual empresa você confiaria mais, numa que possui uma página no facebook E um site, ou numa empresa que possui apenas uma página no facebook?

 

Site x Facebook #2

O facebook é uma ferramenta realmente incrível, une as pessoas, informa e entretem. Contudo, ela é apenas uma rede social como tantas outras que já existiram, como por exemplo o saudoso Orkut. O que eu quero dizer com isso: o facebook hoje é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, mas por quanto tempo ele vai ser tão fundamental assim? Quem garante que ele ainda será a principal rede social daqui a 5 anos?

E esse ponto, na minha opinião, é o mais crítico. Imagine você investindo pesadamente em facebook e do dia pra noite ele deixa de ser a principal rede social, como ficaria todo o dinheiro gasto e o tempo investido? Provavelmente você perderia tudo, certo? Muito diferente de um site próprio, onde você é dono do seu espaço e nada pode remover esse espaço de você.

Resumindo: por mais resultado que o facebook traga para as empresas, ele não é um espaço seu. Do dia para a noite tudo pode acabar, e se você não tiver um site quando isso acontecer, provavelmente vai ter que começar todo o seu trabalho novamente, e do zero.

 

Site x Facebook #3

Outro ponto importante que não pode ser ignorado é que: as pessoas ainda usam o google para fazer pesquisas. Isso significa que ter um site coloca você na frente de empresas que possuem apenas uma página no facebook. Tanto pela questão de indexação no buscador, como também pela questão de credibilidade como já falamos acima.

O facebook é uma ótima ferramenta para anúncios. Mas quando o assunto é pesquisa direta (aquela que o fornecedor está realmente procurando por algo) ter um site é um enorme diferencial que pode fazer sua empresa se destacar perante a crescente concorrência.

 

Site x Facebook #4

O facebook trabalha com uma base de timeline. Você vai postando conteúdos (fotos, vídeos e textos) e eles vão aparecendo em ordem cronológica em sua página, certo? O problema disso é que: uma postagem importante e que deva ter destaque acaba ficando escondida conforme você vai postando novos conteúdos. Além disso, você não consegue fazer uma pesquisa de conteúdo dentro de uma página de facebook.

Em um site, isso é totalmente diferente. Você tem liberdade para destacar mais de um conteúdo e fazer com que a pessoa que acabou de entrar entenda rapidamente o que você faz ou vende. Em termos de apresentação, você tem inúmeras possibilidades. É mais fácil mostrar o seu negócio, como ele funciona, quais o benefícios, formas de contato e etc. Como você apresenta tudo isso de forma clara e direta em uma página de facebook?

 

A ideia desse artigo não é você esquecer sua página no facebook. Como vimos, ela é muito importante e tem um papel fundamental em sua estratégia de marketing digital. Porém, um site é tão importante quanto e também possui um papel imprescindível no mundo online de sua empresa. Invista em sua página de facebook, publique com constância, faça anúncios e se relacione com seus fãs. Mas invista também em seu site, faça um layout moderno, gere conteúdo, capte os contatos dos seus visitantes e também se relacione com eles. Combinado?

 

Um forte abraço e até o próximo post.

 

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