MARCA: O COMEÇO DE TODO NEGÓCIO

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AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL: COMO ESCOLHER?
janeiro 2, 2018
marca

O início de qualquer empresa bem sucedida é sua marca. É através dela que você se comunica, gera reciprocidade com seu público alvo e cria uma personalidade para o seu negócio. Lembra daquele velho ditado: “a primeira impressão é a que fica”? Então, quando o assunto é marca esse ditado é perfeito. No post de hoje você vai entender a importância de começar bem a sua empresa, ou seja, como construir uma marca forte.

 

1. Público-Alvo

Quando abrimos uma empresa, a primeira coisa que pensamos é qual produto/serviço iremos ofertar e para quem iremos ofertar. Já nesse ponto, a marca é peça chave para que você consiga atrair o público que você determinou que gostaria de atender. É através da sua marca que você vai gerar empatia entre seu público e sua empresa. Pensa comigo, existe a possibilidade de atrair um público seleto, por exemplo uma classe A, utilizando uma marca toda espalhafatosa, cheia de cores e fontes gritantes? Um público como este pede uma coisa mais requintada, mais sutil, algo clássico. Da mesma forma, caso você queira se comunicar com uma classe mais popular, cores fortes e marcantes podem ser uma boa pedida. Não tem certo ou errado aqui, o ponto chave é avaliar o seu público antes de criar a sua identidade visual. Quando uma marca consegue se conectar com seu consumidor até a percepção de preço pode mudar, ou seja, as pessoas podem até aceitar a pagar mais se elas conseguirem se conectar com a sua marca.

 

2. Objetivo

Uma vez que sua marca precisa “conversar” com seu público alvo, podemos definir que o objetivo final dela é criar conexões com seus possíveis clientes. Essas conexões, independentes de serem conscientes ou inconscientes, são fatores fundamentais para que o cliente consiga tomar uma posição no momento de decisão pela compra do seu produto ou do concorrente. Afinal de contas, você mesmo já escolheu a empresa A ao invés da B e não soube explicar muito bem o porque dessa decisão. Numa linha final, uma marca é capaz de acelerar seu processo comercial. Isso significa que com uma marca forte e moderna você vende mais rápido.

 

3. Durabilidade

Outro ponto importante a ser analisado é o fato de que ninguém cria uma empresa para ela durar 1 ou 2 anos, certo? Todo empresário que se aventura nesse mundo deseja que sua empresa dure por longos e longos anos. Sendo assim, o trabalho de uma marca acompanha a expectativa de vida de uma empresa. O que isso quer dizer? Quer dizer que o trabalho de uma marca é feito para durar de 3 a 5 anos. Logicamente que ao longo do tempo, você deve atualizá-la  para que ela acompanhe a evolução do mercado. Contudo, o desenvolvimento de sua marca deve ser algo muito bem feito e pensado para que ela continue linda e moderna para os próximos 5 anos.

 

4. Responsabilidade

Como vimos nos dois pontos anteriores, a marca é quem faz a ponte entre sua empresa e seu público alvo e essa ponte precisa durar por pelo menos 3 anos, correto? Sendo assim, é um trabalho de extrema responsabilidade. O profissional que for contratado para desenvolver esse trabalho com você, precisa ter experiência de mercado e comprovar (em seu portifólio) que é capacitado para assumir essa responsabilidade junto com você. Afinal de contas, imagina você investir em um trabalho e ao final gerar empatia com um público errado.

 

5. Sucesso

Por fim, mas não menos importante, gostaria de fazer uma simples pergunta: Você conhece alguma empresa de sucesso que não tem uma marca bem feita, moderna e que conversa com seu público alvo? Basicamente a marca é um dos fatores cruciais para o sucesso ou fracasso do seu negócio. É o ponta-pé inicial para que você comece seu novo empreendimento com tudo. Através de uma marca, você consegue diferenciar os comuns dos excepcionais. Você quer ter uma empresa excepcional ou ser mais um no mercado?

 

Como você viu ao longo desses 5 pontos, o desenvolvimento de uma identidade visual é um trabalho de extrema importância para você e sua empresa. Antes de contratar um profissional para conduzir esse processo junto com você, pesquise, avalie e compare preços e portifólios, só assim você terá a certeza de estar fazendo um ótimo negócio. 😉

 

Um forte abraço e até o próximo post.

 

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